Escola,cultura e sociedade(semana 2, atividade3)
Questões, com base na leitura de Émile Durkheim
1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
O posicionamento de Durkheiim é que os adultos exercem influencia sobre crianças e adolescentes.
2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco emque ocorrem?
"O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz"
"Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes, porque a felicidade é coisa essencialmente subjuntiva, que cada um aprecie a seu modo.
O ponto fraco desta duas definições e que não existe aperfeição cada se apropria das informaões que são trasmitidas de maneira prticulare que cada pessoa busca a felicidade de maneiras diferenciadas o que é felicidade para uns pode não ser para outros, não existindo régras na maneira de educar.
3-O que é preciso de acordo comDurkeim para definir educação?
Definir em que conciste a influencia exercida pelos adultos sobre as crianças, considerar os sistemas educativos que existem ou existiu, tomá-los e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto destes caracteres constituirá a definição que procuramos.
4-De acordo com Durkeim que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
Constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza hunana, sobre a importância respectiva denossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever e dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência a arte etc...idéias essas que são a base mesma do espirito nacional toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais,tem por objetivo fixar essas idéias na conciência dos educandos.
5-Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm Que suscitar na criança?
Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera indispensáveis a todos seus membros e a todos que o formam.A sociedade, em seu conjunto, a cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.
6-Apartir da definição"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não encontram ainda preparados para avida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certos números de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial que acriança particularmente, se destine.O que conclui Durkeim?explique:
Que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.As crenças religiosas, as práticas morais as tradições nacionais ou profissionais, as opinições coletivas de toda espécie.Seu conjunto forma o ser social.Construir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.´
7- Como o autor explica que a sociedade e indíviduos são idéias dependentes?
Segundo o autor o homem não é humano senão porque vive em sociedade, e a sociedade que nos lança fora de nós mesmos,que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos, que nos ensina a dominar as paixões, os instintos e dar-lhes lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins individuaisa outros mais elevados.
1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
O posicionamento de Durkheiim é que os adultos exercem influencia sobre crianças e adolescentes.
2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco emque ocorrem?
"O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz"
"Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes, porque a felicidade é coisa essencialmente subjuntiva, que cada um aprecie a seu modo.
O ponto fraco desta duas definições e que não existe aperfeição cada se apropria das informaões que são trasmitidas de maneira prticulare que cada pessoa busca a felicidade de maneiras diferenciadas o que é felicidade para uns pode não ser para outros, não existindo régras na maneira de educar.
3-O que é preciso de acordo comDurkeim para definir educação?
Definir em que conciste a influencia exercida pelos adultos sobre as crianças, considerar os sistemas educativos que existem ou existiu, tomá-los e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto destes caracteres constituirá a definição que procuramos.
4-De acordo com Durkeim que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
Constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza hunana, sobre a importância respectiva denossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever e dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência a arte etc...idéias essas que são a base mesma do espirito nacional toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais,tem por objetivo fixar essas idéias na conciência dos educandos.
5-Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm Que suscitar na criança?
Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera indispensáveis a todos seus membros e a todos que o formam.A sociedade, em seu conjunto, a cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.
6-Apartir da definição"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não encontram ainda preparados para avida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certos números de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial que acriança particularmente, se destine.O que conclui Durkeim?explique:
Que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.As crenças religiosas, as práticas morais as tradições nacionais ou profissionais, as opinições coletivas de toda espécie.Seu conjunto forma o ser social.Construir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.´
7- Como o autor explica que a sociedade e indíviduos são idéias dependentes?
Segundo o autor o homem não é humano senão porque vive em sociedade, e a sociedade que nos lança fora de nós mesmos,que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos, que nos ensina a dominar as paixões, os instintos e dar-lhes lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins individuaisa outros mais elevados.
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