Rosana

Friday, October 26, 2007

Teatro e Educação - Atividades






Teatro e Educação




Atividades desenvolvidas com a turma do 1º ano do ensino Fundamental de nove anos e 4ª série do ensino Fundamental


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

APRESENTAÇÃO 1-Os Alunos organizados em círculo, expliquei para os alunos como seria a apresentação,cada participante se apresenta tocando a cada sílaba do seu nome uma parte do corpo.Exemplo: Ro(toca na cabeça), sa(toca nos ombros),na( toca no joelho, enquanto o colega esta se apresentando, o aluno da direita que est se apresentando, presta bem atenção, pois terá que iniciar a sua apresentação tocando a última parte do corpo que o colega acabou de apresentar.Exemplo: Ca(toca o joelho), pois foi a última parte que a colega acabou de apresentar, mi(toca a barriga).la


APRESENTAÇÃO 2-Os alunos posicionados em círculo, ao se apresentarem, movimentam-se expressando com o corpo. Exemplo Dar um salto para dentro do círculo dizendo o seu nome.


REPRESENTAÇÃO 1-Os alunos distribuídos em grupos de 3 ou 4 alunos, escolhem uma fruta,um abacaxi, por exemplo,então deveram usar o corpo para representar a fruta escolhida, os demais alunos deveram identificar qual é a fruta.

REPRESENTAÇÃO 2-Os alunos distribuídos em grupos de 5 ou 6. Cada grupo com um tema para representar.

Grupo1- Uma festa de aniversário
Grupo2- Um batizado
Grupo3- Uma comemoração de um gol
Grupo4- Um casamento
Grupo5- Em uma festa
grupo6- Andando de ônibus


OBJETIVOS


APRESENTAÇÃO 1 E 2

_Desenvolver a atenção, concentração e a percepção.

_ Possibilitar a integração e incentivar o respeito pelos colegas nas suas diferenças formas de se expressar.

_Desenvolver a criatividade ao se expressar.

REPRESENTAÇÃO 1 E 2

_ Desenvolver a capacidade de expressão corporal e facial.

_ Despertar o interesse pela arte nas suas diversas formas, oportunizar momentos de integração, incentivando o respeito pelos colegas.

_ Expressar-se de forma clara, criativa e objetiva, diversas situações.

EVIDÊNCIA


Apreciação das atividades

O meu trabalho com a 4ª série sempre foi direcionado para a leitura, proporcionando diariamente momentos de leitura, e realizando projetos que envolvam a leitura, as brincadeiras ou atividades como essas que realizei ficavam um pouco de lado, eu não tinha o hábito de realizar estes tipos de atividades, achava que a 4ª série não teria interesse, pois sempre que tem educação física eles só querem jogar bola. Então aproveitei a semana da criança para realizar o planejamento. Iniciei explicando para os alunos que eu precisava fazer algumas atividades, para um trabalho da cadeira de teatro, os alunos demonstraram entusiasmo e alegria em poder contribuir com o meu aprendizado, não havendo nenhuma dificuldade para realizar as atividades. No final da semana eles pediram para fazer outras vezes estas atividades, ficou combinado que uma vez por semana faremos.
Fiquei um pouco preocupada enquanto planejava realizar com a turma do 1ºano as mesmas atividades que fiz com a 4ª série, pensei por algum tempo que eles eram pequenos demais para fazer, as atividades, principalmente as de representação, pois faço diariamente outros tipos de atividades, com música, bola, estátua, vivo ou morto, cantigas de roda. No início tiveram um pouco de dificuldade para entender as atividades, mas depois com algumas intervenções e muita paciência, eles conseguiram realizar todas as atividades com sucesso, deixando todos felizes.Esta turma também pediram para fazer outras vezes, com por se tratar de uma turma que a maioria das atividades é lúdica, fazemos com maior freqüência e sempre que acontece eles vão para casa contando para os pais sobres as atividades do dia.

Labels:

1 Comments:

  • Oi Rosana, fico contente pelas tuas experiências novas em sala de aula.Notastes como a gente tem pré- conceito em relação aos, supondo várias coisas que não correpondem a verdade. Vistes que dizes claramente que não fazias esse tipo de atividadde porque ACHAVA que eles não gostavam? Isso acontece muito e trava atividdaes que se constituiriam em momentos ricos de aprendizagem, seja de conteúdos da ciências seja de formas de conviver e se satisfazer.
    Um abraço
    Bea

    By Blogger Beatriz, At 2:57 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home