RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PÓLO: ALVORADA
ALUNA: ROSANA GOMES DA COSTA PORTO
PROFESSORES: ÍRIS E BEATRIZ
INTERDISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADOR lll
ATIVIDADE: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Para realizar esta atividade percorri por todos os relatos de experiências indicados pelas professoras da interdisciplina , todos muito interessantes, escolhi foi o de Alfabetização e Informática,para comentar por que trabalho com crianças de 1º do ensino fundamental de nove anos.
RESUMO DO PROJETO
O presente projeto aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler, localizada no Bairro Nova Brasa, na Rua Louren Kanzler, 177, no Municipio de Jaraguo Sul.
A escola possui um Ambiente de Tecnologia Educacional (ATE) que é um ambiente composto de biblioteca, videoteca, televisão vídeo e dez microcomputadores conectados na internet.
Com todos estes recursos disponíveis na escola, senti a necessidade de oferecer aos alunos o acesso aos mesmos, pois o papel do professor e propiciar aos alunos vivências e o desenvolvimento de habilidades, tais como: a busca e troca de informações; o interesse na construção e reconstrução do conhecimento; a interação e cooperação em grupo, ou seja, a preparação dos alunos para enfrentar as exigências sociais.
No processo de alfabetização, muitas vezes torna-se cansativa para o aluno a produção escrita, sendo que esta produção pode tornar-se mais atrativa com o uso do computador que possibilitar o que o aluno não se preocupe com o traço das letras, dedicando-se ao conteúdos dos textos. A escola tem o compromisso de oferecer aos alunos a escrita em seus diversos usos, entendendo que a alfabetização não é penas ler e escrever, mas aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto.
recurso da informática é uma alternativa para o processo de alfabetização, pois desperta a curiosidade possibilitando a continuidade na pesquisa e estimulando a criatividade, facilitando a organização na criação e recriação da produção escrita.
As metas traçadas para alcançar os objetivos foram:;
Identificar os programas do Megalogo, Paint e Word;
Digitar m?s que se sabe de cor, para o reconhecimento do teclado e mouse;
Utilizar o computador como recurso no processo de alfabetização;
Realizar leituras de histórias de diversos grupos fazendo uso de diversos recursos;
Construir histórias em grupos utilizando o Editor de Texto;
Revisar e reconstruir as histórias
Desenhar utilizando o Paint;
Organizar uma manhã de socialização com pais, para apresentação dos trabalhos.
Achei interessante este projeto, pois possibilita para a criança um recurso inovador, onde podem ter o contato com as letras, de uma maneira diferente, que a escrita convencional,com quadro,giz,caderno, lápiz muitos ficavam surpresos quando digitavam seus nomes no teclado é aparecia na tela do computador, ficavam um pouco receiosos, com medo de estragar, mais depois queriam escrever, “apertar" todas as letras.
No início, nas primeiras vezes que levei meus alunos no labortório, alguns alunos tinham dificuldades de esperar a sua vez de usar o mouse, pois a minha escola dispõe de 8 computadores, como tenho 25 alunos, precisa ficar 4 alunos em cada computador e um com 5 alunos, quando vem todos os alunos). A escola tem diversos jogos e uma vez por semana eles vão para o laboratório para jogar, assistir as historinhas, escrever as palavrinhas, que aos poucos eles estão descobrindo, que na tela do computador fica mais divertido aprender, como eles mesmo dizem.
Também já mostrei para eles que podemos pesquisar sobre muitos assuntos.>
PÓLO: ALVORADA
ALUNA: ROSANA GOMES DA COSTA PORTO
PROFESSORES: ÍRIS E BEATRIZ
INTERDISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADOR lll
ATIVIDADE: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Para realizar esta atividade percorri por todos os relatos de experiências indicados pelas professoras da interdisciplina , todos muito interessantes, escolhi foi o de Alfabetização e Informática,para comentar por que trabalho com crianças de 1º do ensino fundamental de nove anos.
RESUMO DO PROJETO
O presente projeto aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler, localizada no Bairro Nova Brasa, na Rua Louren Kanzler, 177, no Municipio de Jaraguo Sul.
A escola possui um Ambiente de Tecnologia Educacional (ATE) que é um ambiente composto de biblioteca, videoteca, televisão vídeo e dez microcomputadores conectados na internet.
Com todos estes recursos disponíveis na escola, senti a necessidade de oferecer aos alunos o acesso aos mesmos, pois o papel do professor e propiciar aos alunos vivências e o desenvolvimento de habilidades, tais como: a busca e troca de informações; o interesse na construção e reconstrução do conhecimento; a interação e cooperação em grupo, ou seja, a preparação dos alunos para enfrentar as exigências sociais.
No processo de alfabetização, muitas vezes torna-se cansativa para o aluno a produção escrita, sendo que esta produção pode tornar-se mais atrativa com o uso do computador que possibilitar o que o aluno não se preocupe com o traço das letras, dedicando-se ao conteúdos dos textos. A escola tem o compromisso de oferecer aos alunos a escrita em seus diversos usos, entendendo que a alfabetização não é penas ler e escrever, mas aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto.
recurso da informática é uma alternativa para o processo de alfabetização, pois desperta a curiosidade possibilitando a continuidade na pesquisa e estimulando a criatividade, facilitando a organização na criação e recriação da produção escrita.
As metas traçadas para alcançar os objetivos foram:;
Identificar os programas do Megalogo, Paint e Word;
Digitar m?s que se sabe de cor, para o reconhecimento do teclado e mouse;
Utilizar o computador como recurso no processo de alfabetização;
Realizar leituras de histórias de diversos grupos fazendo uso de diversos recursos;
Construir histórias em grupos utilizando o Editor de Texto;
Revisar e reconstruir as histórias
Desenhar utilizando o Paint;
Organizar uma manhã de socialização com pais, para apresentação dos trabalhos.
Achei interessante este projeto, pois possibilita para a criança um recurso inovador, onde podem ter o contato com as letras, de uma maneira diferente, que a escrita convencional,com quadro,giz,caderno, lápiz muitos ficavam surpresos quando digitavam seus nomes no teclado é aparecia na tela do computador, ficavam um pouco receiosos, com medo de estragar, mais depois queriam escrever, “apertar" todas as letras.
No início, nas primeiras vezes que levei meus alunos no labortório, alguns alunos tinham dificuldades de esperar a sua vez de usar o mouse, pois a minha escola dispõe de 8 computadores, como tenho 25 alunos, precisa ficar 4 alunos em cada computador e um com 5 alunos, quando vem todos os alunos). A escola tem diversos jogos e uma vez por semana eles vão para o laboratório para jogar, assistir as historinhas, escrever as palavrinhas, que aos poucos eles estão descobrindo, que na tela do computador fica mais divertido aprender, como eles mesmo dizem.
Também já mostrei para eles que podemos pesquisar sobre muitos assuntos.>
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home