ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO, SEGUNDO PEAGET
DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II
SEMESTRE VI
PROFESSORA: LUCIANA CORTE REAL
Segundo Piaget o desenvolvimento da criança ocorre por estágios, ocorrendo uma modificação progressiva dos esquemas de assimilação, propiciando diferentes maneiras do indivíduo interagir com o meio, ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação,
Os estágios evoluem como uma espiral, de modo que cada estágio engloba o anterior e o amplia. Piaget não define idades rígidas para os estágios, mas sim que estes se apresentam em uma seqüência constante.
A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. Para Piaget, a aprendizagem é um processo que começa no nascimento e acaba na morte. O desenvolvimento dá-se através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. Segundo esta formulação, o ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. Uma vez que os dados são adaptados a si próprio, dá-se a acomodação. Este esquema revela que nenhum conhecimento nos chega do exterior sem que sofra alguma alteração pela nossa parte.
Ao fazer esta pesquisa para desenvolver esta atividade, lembre muito bem de cada fase, pois havia estudado quando fiz o curso do magistério, fizemos grupos para representar cada fase. A maneira que estudamos este conteúdo marcou o aprendizado, e contribuiu para a realização deste trabalho depois de tanto tempo. Quando se aprende e se envolve com o aprendizado nunca mais esquecemos do que aprendemos.
Labels: Estágios do desenvolvimento
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home