Rosana

Tuesday, January 02, 2007

BLOGS EDUCACIONAIS PEDAGÓGICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA EDUCAÇÂO E INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÂO
PROFESSORA: SILVIA P. LEITE
SEMANA 2
ALUNA: ROSANA GOMES DA COSTA PORTO
PEAD ALVORADA
DISCUTINDO BLOGS EDUCACIONAIS
Pesquisando os blogs educacionais, descobri como seria maravilhoso se todas as escolas tivessem acesso a este recurso, então resolvi falar destes dois blogs.
O endereço é:Http://www.educacional.com.br/articulista/betina
Sete motivos para um professor criar um blog
Este blog fala, da utilidade do blog, fazer registros diários, que podem ser comentados e com este recurso o educador tem um enorme espaço para se comunicar com seus alunos. Principalmente ele nos mostra sete motivos para um professor criar um blog e são estes:
1- É divertido, um blog é assim pensou, escreveu. E depois os outros comentam.o professor vira autor e rapidamente pode ver ba reação dos aluno
s, é possível inserir imagens.
2- Aproxima professor e o aluno, a leitura e os comentários são imediatos, trocar idéias, tornado o professor mais próximo , mais humano.
3- Permite refletir sobre as suas colocações, com o blog o professor tem inumeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações e as dos alunos,
acreditando que a construção do conhe cimento acontece através do diálago.
4-Liga o professor ao mundo, conectado com a modernidade tecnológica é uma nova maneira de se comunicar com os alunos, e ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pesquisando acaba descobrindouma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa mais interessante.
5- Amplia as aulas, as discuções em sala de aula podem se ampliar em casa através do blog.
6- Permite trocar experiências co colegas, com este recurso tão divertido é possóvel que outros colegas professores entrem nos blogs um dos outros, é claro que os blogs mais divertidos com som e imagens serão mais visitados.
7- Torna o trabalho visível, o professor que pssui um blog tem mais possibolidade de ser visto, comentado e reconhecido por seu trabalho e reflexões.
Com tantos motivos é impossível não querer ter um blog
.
Blogs como ferramentas pedagógicas
Este fala de como os blogs estão deixando der ser apenas um diário virtual para adolescentes, para virar lugar se discussões e fontes de informações para muitos setores. Que de acordo co educadores, não há limites para utilização do blog na escola.Primeiro pela facilidadede publicação, que não exige nem um tipode conhecimento tecnólogico dos usuários e segundo pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as varias possibilidadesdeste novo ambiente de aprendizagem. cabe ao professor direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home