Rosana

Sunday, October 29, 2006

Semana 4/ECS 6

UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD
ALUNA : ROSANA GOMES DA COSTA PORTO
DISCIPLINA :ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
PROFESSORA : VERA CORAZZA
PÓLO : ALVORADA
ECS/6

Três tipos puros de dominação legítima

Dominaçao legal- Em virtude do estatuto.Seu tipo é a dominação burocrática.Sua idéia é básica:qualquer direito pode ser crido e modificado mediante um estatuto sansionado corretamente quanto á forma. A associação dominante é elrita e nomeada.
O poder de obediência está grduada numa hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores, dispõe de um direito de queixa regulamento.
Correspondem naturalmente ao tipo de dominação"legal" não apenas a estrutura moderna do estado e do município, mas também a relação de domínio numa empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza quedisponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado.
A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puroda dominação legal.Todavia, é exclusivamente burocrática, já que nehuma é exercida unicamente por funcionários contratados.
A burocrácia não é o único tipo de dominação legal, os funcionários por turnos por sorte ou eleição a administração pelos comitês, assim como todas as modalidade se corpos colegiados de governo e administração correspodem a esse a esse conceito. Na época da fundação do Estado mederno, as corporações colegiadas contribuíram de maneira decisiva para o desenvovimento da forma de dominação legal.

Dominação Tradicional - Em virtude da crença na santidade das ordenação e dos poderes senhorais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal.A associação dominante é de caráter cumunitário.O tipo daquele que ordena é o "senhor ", e os que obedecem são" súditos", enquanto que o cargo administrativo é formado por "servidores." Obedece-se à pessoa em virtude de sua própria, santificada pela tradição: por fidelidade. O conteúdo das ordens esta fixado pela tradição.

Dominação Carismática - Em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobre naturais(carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou herísmo, poder intelectual ou de oratória. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder e o que obedece é o "apóstolo"Obedece-se à pessoa do líder por suas qualidades exepcionais e não em virturde de sua estatuída ou de sua dignidade tradicional.
O quadro administrativo é escolhido segundo carisma é vocação pssoais, não devido a sua qualificação pessoal, a sua posição, ou a sua dependência pessoal de caráter doméstico ou outro, como é o caso do quadro administrativo patriarcal.
A dominação carismática dos profetas e dos príncipes guerreiros estende-se sobre os homens, em todas épocas, através dos séculos. A autoridade carismática basei-se na "crença" no profeta ou no "reconhecimento"que encontram pessoalmente o herói guerreiro, o herói da rua e do demagogo.
A autoridade carismática é uma das grandes forças revolucionárias da História, porém em sua forma totalmente pura tem caráter eminentemente autoritário e dominador.
A dominação carismática é uma relação social especificamente extracotidiana e puramente pessoal. E, caso de subsistência continuada, o mais tardar com o desaparecimento do portador de carisma a relação de domínio.Por "carisma hereditário" na idéia que a qualificação carismática está no sangue.O carisma está ligado a família, a crença não é então diretamente na pessoa como tal, mas no herdeiro "legítimo" da dinastia. A validade efetiva da dominação carismática baseia-se no reconhecimento da pesoa concreta como carismaticamente qualificada e acreditada por parte dos súditos.

3 Comments:

  • Oi, Rosana. Tudo bem? Muita correria? Passei para visitar teu blog e dar um olá. Beijo. Bia

    By Blogger biapedag.blogspot.com, At 5:04 PM  

  • Oi Rosana!Passei prá te desejar um bom início de semana.Beijo,Luciene

    By Blogger Luciene Sobotyk, At 5:09 PM  

  • Rosana conseguiste destacar idéias importantes sobre os três tipos de dominação abordados pelo autor. Era esse o objetivo da atividade. Parabéns! Um abraço, Simone - Tutora ECS

    By Blogger Simone, At 12:10 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home