Rosana

Monday, October 23, 2006

Unidade de estudo 3 - atividade 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD _ ALVORADA
DISCIPLINA :ESCOLA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO
PROFESSORA :MARIA MARTHA
ALUNA : ROSANA GOMES DA COSTA PORTO
ATIVIDADE: 6

O DESPERTAR

Lendo o texto despertar, me fez refletir sobre minha trajetória no magistério, as dificuldades, desafios, os cursos que fiz, que deixei de fazer, que tive que adiar, como o curso de pedagogia que cursei até o quarto semestre na UNISINOS, que abandonei por dificuldades financeiras, lembrar das escolas que lecionei em quanto tinha contrato no estado, passei por 4 escola, durante 4 anos e meio, até que fiz o concurso de Cachoeirinha e fui chamada em 2002, rompendo o contrato do Estado, para assumir o município, como podem ver minha vida profissional passou por várias tranformações.
Desde que sai da Unisinos, não tinha mais eperança de continuar o curso de pedagogia, quando surgiu esta oportunidade deste curso PEAD, que transformou a minha rotina, renovou minha vida, despertando para algo novo, que nunca imaginava estudar na UFRGS, ainda mais neste inovador modo PEAD, realmente um sonho realizado.
Como o homem vive em constante busca do desconhecido, os professores estamos sempre procurando uma nova prática educativa, mesmo tendo interesse de mudar sua prática, levar novas experiências para seus alunos, ele é barrado pela realidade de suas escolas, com recursos precários, com labóratórios de aprendizagem com poucos recursos e não existindo laboratório de informática. Mas mesmo sabendo da dificuldades das escolas, muitos professor se reciclam, procuram se atualizar, estar em constante transformação, com o único objetivo de estimular a aprendizagem de seus alunos, mesmo sabendo que serão impedidos de praticar o que aprenderam, estaram despertando em seus alunos o desejo de aprender.
Quando estava estudando para ser professora, eu e algumas colegas tinhamos a preocupação de não saber responder alguma dúvida de um aluno, o professor disse que não somos uma enciclopédia ambulante, que não precisamos saber tudo, apenas precisamos estar sempre estudando se aperfeiçoar, e é isto que venho fazendo, desde a formatura, em busca do conhecimento.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home