Rosana

Monday, November 13, 2006

Semana 5/ECS7, MAX E ENGELS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PÓLO: ALVORADA
DISCIPLINA: ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
ATIVIDADE: ECS7
PROFESSORA: VERA CORAZZA
ALUNA: ROSANA GOMES DA COSTA PORTO


MARX E ENGELS

Economista, filósofo e socialista alemão, considerado um dos fundadores da sociologia. Também podemos encontrar uma influência de Marxem em várias outros àreas( tais como, filosofia, economia e história), já que o conhecimento humano, em sua época não estava fragmentado em diversas especialidade da forma como se encontra hoje.Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos( Marx e Movimento Operário), influenciaram uns aos outros, durante o período em que o autor vive.
Entre os primeiros trabalhos de Marx, foi antigamente considerado como mais importante o artigo sobre a Crítica da Filosofia do direito de Hegel, em 1844, primeiro esboço da interpretação materialista da higialética hegeliana
Marx e Engels escreveram juntos em 1845, A Sagrada Família, contra o hegeliano Bruno Bauer e seus irmãos.Também foi obra comum A Ideologia alemã, em 1845-1846, que por motivo de sensura não pode ser publicada, e a exposição da filosofia marxista.Marx sozinho escreveu A Miséria da Filosofia, em 1847. A última obra comum de Marx e Engels foi em 1847, O manifesto Comunista, breve resumo do materialismo histórico e apelo à revolução.
Em 1867 publicouMarx o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capitão. É um livro principalmente econômico , resultado dos estudosBritish Museum, tratando da teoria do valor, da mais valia, da acumulação do capitão etc. Marx reuniu documentaçao imensa para cotinuar esse vlume, mas não chegou a publicá-lo. Os volumes II e III de O Capitão foram editados por Engels, em 1885 e em 1886. O que Marx mais criticava é a questão de como compreeder o que é o homem. A essência do homem é não ter essência, a essência do homem é algo que ele próprio constrói, ou seja a História. O homem é históricamente determinado pelas condições, logo é responsável por todos os seus atos, pois é livre para escolher.Logo todas as teorias de Marx estão fundamentadas naquilo que é o homem, ou seja, o que é a sua existência. O homem é condenado a ser livre.
Friedrich Engels foi um filósofo alemão, que junto com Marx fundou o chamado Socialismo científico ou marxismo.Ele foi co-autor de diversas obras de Marx, sendo que o mais conhecida é o Manifesto comunista.Grande companheiro de Marx, escreveu livros de profunda análise social. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas. Protetor e principal colaborador de Marx, desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista.

2 Comments:

  • OI...AMIGA!!! SAUDADES TB.
    Que bom ver vc a todo vapor...
    teu blog tá bem legal..tenta colocar umas figuras...
    bjs...

    By Blogger Tatiana Gomes, At 4:48 PM  

  • Oi Rosana!

    Eu consigo abrir perfeitamente o teu blog. pois ele esta na página do pbwiki,quem sabe tu dá uma chegada no polo para ver este probleminha.

    By Blogger ROSAURA KARST, At 8:40 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home