Rosana

Saturday, December 15, 2007

MPB PARA CRIANÇAS- ATIVIDADE DE MÚSICA NA ESCOLA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia
Pólo: Alvorada
DISCIPLINA: Música na Escola – A
Professora: Cristina B. dos Santos
Atividade: Semana 11 e 12 / MPB Para crianças
Aluna: Rosana Gomes da Costa Porto



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM A 4ª SÉRIE

Iniciei a aula contando para os alunos a história da música popular brasileira, conversamos sobre a história da MPB e sobre as músicas que tocam nas rádios, chegamos a conclusão que a maioria das músicas tocadas no rádio são comerciais, Perguntei para eles quais as músicas que eles gostavam, pedi para trazerem seus cds preferidos na próxima aula, reservei a sala do vídeo para esta atividade, ela tem um espaço maravilhoso. Falei para eles que na universidade tenho uma disciplina de música, contei um pouco sobre as minhas aulas e fiz a proposta, eles demonstraram interesse, participando com muito entusiasmo.Ensinei para os alunos os passos que nos fizemos na aula presencial, foi bem legal, eles se divertiram muito.Escolhemos a música Sou eu assim sem você do Buchecha.( Claudinho e Buchecha).Eles adoram esta música, cantaram para as mães na voz da Adriana C.,Fomos no laboratório de informática pesquisar sobre esta música, descobrimos outros interpretes da música, Levei a música cantada pela Adriana Calcanhoto e do Buchecha, alguns comentaram que a música cantada por Adriana era mais bonita, mais a maioria preferiu a do Buchecha, dizendo que é mais animada, Entreguei a letra para eles, cantamos no ritmo buchecha, treinamos mais um pouco os passos, desta vez com a música, demorou um pouco para acertarmos os passos, mas quando conseguimos, não queriam mais parar.

Música: Fico Assim Sem Você Fico Assim Sem Você
Adriana Calcanhoto
Composição: Buchecha

Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu, assim, sem você
Futebol sem bola
Piu-piu sem Frajola
Sou eu, assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho
Buchecha sem Claudinho
Sou eu, assim, sem você
Circo sem palhaço
Namoro sem amasso
Sou eu, assim, sem você...

Tô louca prá te ver chegar
Tô louca prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão, é o meu pior castigo
Eu conto as horas prá poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo...
Porque? Porque?

Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu, assim, sem você
Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu, assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Eu não existo longe de você
E a solidão, é o meu pior castigo
Eu conto as horas prá poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo...(2x)




OS PASSOS



|| 1 (2)(3)(4)

|| (1)(2) 3 (4)

|| (1) 2 (3)(4)

|| (1)(2)(3)(4)


EVIDÊNCIAS

A realização deste trabalho foi importante para o aprendizado dos meus alunos,que não tinha contato com o computador,pois trata-se de crianças extremamente carentes financeiramente,também porque nossa escola não tinha laboratório de informática.
Felizmente este ano ganhamos um laboratório de informática,temos 10 computadores,uma monitora, que trabalha duas vezes por semana.
Desde que realizamos este trabalho, utilizo o laboratório de informática, para pesquisar diversos assuntos e curiosidades que os alunos trazem.
Para a realização deste trabalho a paraticipação dos alunos foi importante,escolhemos a música, ensaiamos os passos.o mais gratificante foi poder ensinar os meus alunos usar o computador, que a pouco tempo eu não sabia e que agora graças ao pead, posso inovar as minhas aulas,tornando o aprendizado mais prazerozo.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home