Rosana

Friday, June 19, 2009

Étnico-Raciais na Educação

Professora: Marilene Leal Paré
Tutora: Tanara Forte Furtado


Objetivos: Sensibilizar, a partir das trajetórias memoriais de identidade étnica e estudos sobre identidade, para o desenvolvimento da identidade racial e cultural dos afro-brasileiros. Identificar e refletir sobre a importância da história na formação identitária negra no Brasil. Conhecer as dimensões da expressão afro-cultural da diáspora negra , no sentido de qualificar o ensino-aprendizagem do aluno afro-descendente.

Considerando sua prática docente, a leitura do texto sugerido, faça entrevistas com, no máximo, 04 alunos(as) negros(as), onde a pergunta desencadeadora seja “Como você se sente como aluno(a) negro(a) nesta escola?” Cuidados:a) a entrevista deverá ser em lugar tranqüilo,onde estejam apenas entrevistador(a) e entrevistado(a); b)tenha paciência em ouvir, estabelecendo um clima empático;c) cuide para não falar pelo(a) aluno(a) e nem com ele(a).

Realizei uma atividade de pesquisa sobre a sua origem e a dos seus familiares, com a minha turma de 3º ano do Ensino de nove anos do Ensino Fundamental. Conversei com os alunos sobre a árvore genealógica. Na turma existem alunos de origem alemã, africana, indígina e português.
conversamos sobre a importância de cada pessoa na sociedade, que devemos respeitar a todos não importando qual sua origem e aparência: gordo magro, baixo ou alto. Que devemos se relacionar com os colegas com respeito, chamando pelo nome, sem colocar apelidos.
Comecei questionando os alunos, mas não me referindo a cor negra, mas no geral. Os alunos foram falando e eu anotando.
Como você se sente como aluno(a) nesta escola? E discriminado por ser baixo,alto, gordo, magro, ou pela sua origem?
Resolvi reformular a pergunta. confesso que fiquei com receio de realizar esta atividade.
Uma menina que é muito alta, para a idade, tem 8 anos, com tamanho de 10, 11 anos, como ela diz, ela se incomoda, não gosta que digam que ela é muito alta e gordinha, esta sempre com a calça caindo e alguém sempre para dizer: puxa a calça!ela diz que não gosta que fiquem mandando ela se arrumar. Conversamos sobre isto e uma colega disse que fala para ela ficar bonita e arrumada. Então a menina disse que tá bom, pode me avisar quando estiver aparecendo a minha calcinha. Uma aluna que é muito lenta para realizar as atividades, alguns colegas as vezes dizem a colega parece uma tartaruga, pois é muito devagar, até para brincar, a menina disse que se sente bem na escola e reconhece que é distraída por isso se atrasa, não se importa que dizem que ela é devagar, quase parando.
Quanto a sua origem, ninguém disse que sofre ou sofreu algum tipo de discriminação. Alguns disseram que se sente feliz na escola, que são respeitados, que durante o recreio brincam com qualquer criança de qualquer série. Recentemente recebemos um coleguinha novo, que disse que foi muito bem recebido na escola e na turma, que se sente bem.
No texto que lemos, refere-se sobre a discriminação racial, realmente nas rodas de piadas se,pré o negro é motivo de piada, mas o português também é.
No ano de 2007, foi feito uma concurso sobre temas para ser trabalhados como projeto, no ano de 2007, de cada turma saiu um assunto, que depois foi votado por todos na escola. O turno da tarde foi quase que unânime com o Assunto Racismo, No turno da manhã, Valorizando a vida e o turno da noite Viabilizando Sonhos. Como eu trabalhava manhã e tarde participei dos dois projetos. Desde então os três turnos adotaram o projeto do racismo e trabalham na semana da consciência negra.Desde este ano na minha escola existe o projeto sobre a consciência negra.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home