Rosana

Tuesday, November 30, 2010

REFLEXÃO DO EIXI VIII

Neste semestre não realizei o estágio, pois estava em licença maternidade. Realizei as atividades do seminário integrador VIII e as eletivas de ciências e matemática, tive oportunidade de entender mais sobre As arquiteturas pedagógicas, que são importantes para a construção do aprendizado, pois temos oportunidade de apresentar possibilidades e recursos diferenciados, não necessariamente a informática, para construção de seu conhecimento. O aprendizado é desenvolvido em ambiente de cooperação e participação, transformando o conhecimento vivenciado em aprendizado. A aprendizagem é construída na vivência de experiências. O trabalho é desenvolvido de forma flexível, adaptando-se conforme o desenrolar das atividades e a de cada aluno aprender Para o desenvolvimento das arquiteturas pedagógicas é necessário a experiência dos professores para orientar os estudantes para adquirir a autonomia no aprendizado. Nas atividades das eletivas, foi significativo o trabalho com geometria, fazendo refletir que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao espaço e à forma. Devemos proporcionar atividades de manipular, explorar, transformar e relacionar. Desenvolver atividades que oportunizem nossos alunos um bom desenvolvimento de suas habilidades de espaço e forma. As crianças costumam localizar-se por pontos de referência, perto do mercado, fábrica, na frente, atrás, do lado. Na escola costumam também fazer as localizações do espaço por referências, ao lado do refeitório, perto da biblioteca, perto da pracinha, perto de uma turma qualquer. Os alunos representam o mundo através de suas vivências, iniciando a construção de seu espaço representativo desde os primeiros anos de vida. A criança está rodeada de situações que envolvem espaço e forma na sua vida em casa e na escola. Em ciências tinhamos que refletir sobre Por que ensinamos ciências aos nossos alunos? Como é uma aula de ciências? Como os alunos aprendem ciências? Como vocês trabalham as aulas de ciências? Como gostariam de trabalhar?
Ensinamos ciências para que o aluno conheça o meio ambiente, a natureza, a água,o ar, o solo, as plantas, os animais, hábitos de higiene, em fim, o ensino de ciências ajuda a criatividade da criança por meio de experiências, também cria oportunidades da leitura, de fazer pesquisas, etc. Ampliando o conhecimento do meio em que estão inseridos, buscando criar melhor qualidade de vida. Temos o papel de orientar nossos alunos para o conhecimento desse mundo novo que se abre diante deles quando começam a se fazer perguntas e a olhar além do evidente. É nossa tarefa aproveitar a curiosidade que todos os alunos trazem para a escola como base e desenvolver o prazer por continuar aprendendo. Orientando-os a encontrar na natureza algo que os estimulem a se fazer perguntas ajudando-os a elaborar explicações possíveis para o que observam e a imaginar maneiras de colocar em prova sua hipótese, e ensinando-lhes a trocar ideias com outros. O modo como as Ciências Naturais são ensinadas em nossas escolas está ainda muito longe de contribuir para formar as bases do pensamento científico dos alunos.
Gosto de trabalhar ciências com os alunos envolvendo pesquisas e experimentos. Fazer trabalhos com materiais recicláveis. Em minhas salas de aula e também em todas as outras da escola existem duas latas, para lixo seco e orgânico. Também temos o projeto Meio ambiente, que conta com um professor orientador que uma vez por semana trabalha com os alunos na Horta da escola. Os alunos são envolvidos no projeto do Meio Ambiente e estendem o que aprendem para casa com a família.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home