Rosana

Monday, November 22, 2010

REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO

A ESCOLA
''Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo,gente,
gente que trabalha,que estuda,
que se alegra,se conhece,se estima.
O diretor é gente,o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega,amigo,irmão.
Nada de 'ilha cercada de gente por todos os lados'.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser com o tijolo que forma a parede,
indiferente,frio,só.
Importante na escola não é só estudar,não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver,é se 'amarrar nela'!
Ora, é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz. ''
Paulo Freire.

Refletindo sobre este pensamento e com base da linha pedagógica de Jean Piaget, Paulo Freire e Emília Ferreiro, procurei fazer da sala de aula um lugar onde todos aprendessem em conjunto, Construindo e participando do seu próprio conhecimento. Para dar Inicio ao projeto formamos uma roda para através de conversas escolhermos o tema a ser trabalhado. Surgiram os temas sobre a horta escolar, água, animais, alimentação e Meio Ambiente. Chegamos à conclusão que poderíamos trabalhar sobre todos estes temas em um só projeto, com o tema Meio Ambiente. Concordamos que este tema é atual e envolve toda a sociedade, pois vemos diariamente agressões ao ambiente, mesmo com várias campanhas de preservação do Meio Ambiente. Respeitando o que os alunos já sabem, realizamos uma investigação para saber o que sabiam sobre o tema, o chamado Conhecimento prévio. Procurei utilizar exemplos do dia-a-dia para facilitar a compreensão e a construção de uma aprendizagem significativa, introduzindo os conteúdos que eram necessários para desenvolver as aulas. Primeiramente fizemos um levantamento dos problemas do bairro e apontamos as possíveis soluções para preservação ambiental da comunidade em que os alunos estão inseridos. Utilizei atividades lúdicas que foram importantes para o desenvolvimento do raciocino lógico dos alunos.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home