Projeto de Contação de História
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo: Alvorada
Disciplina: Literatura infanto-juvenil e Aprendizagem
Professora: Suyan Maria Ferreira Pires
Nome do Aluno: Rosana Gomes da Costa Porto
BLOCO 5 - CONTOS DE FADAS
1-Qual a relação que se pode estabelecer entre autoria individual e os Contos de Fadas? Os contos de fadas são escritos por vários autores, muitas vezes alguns não respeitam a originalidade do conto, modificando o enredo. Porém a maioria que escreve contos de fadas, respeitam o original com todos os o fatos e personagens, a relação que existe entre a autoria individual e os contos de fadas, ambos escrevem a partir das conversas com pessoas simples, popular.
2- De acordo com a autora, na p. 75, por que as pessoas contam histórias? As pessoas contam histórias para tentar entender a vida. Porque estão no mundo, elas fantasiam suas vidas através dos contos imaginando uma história feliz, como se pudessem viver aquele conto de fadas.
3- Qual a posição da autora em relação às adaptações dos Contos de Fadas?A autora é contra as versões dos contos de fadas, classificando como arrogantes e ignorantes alguns autores que modificam aos contos de fadas.
4- A partir da sua experiência docente, aponte como tem sido para você trabalhar com os contos de fadas na sala de aula.
No mês de outubro trabalhei com os alunos da 4ª série o projeto Contação de histórias de contos de Fadas.Dividi a turma em grupos de 3 ou 4 alunos,distribuí os contos para os alunos organizarem uma hora do conto.Os alunos usaram para as apresentações: fantoches. televisão didática, cartões com os personagens da história e máscaras.Na semana das crianças os alunos apresentaram para a turma.Após cada grupo apresentou em uma turma, das nove existente no turno da manhã.Escolhi três grupos para apresentarem para a minha turma do 1º ano no turno da tarde.Os alunos adoraram as histórias e fizeram desenhos dos três contos de Fadas.Os contos de fadas contados para as crianças do 1ª ano foram Rapunzel,Os três porquinhos e Chapeuzinho vermelho.
EVIDÊNCIAS
Este projeto de contação de história incentivou meus alunos a ler, a maioria não tinha o hábito da letura.Mesmo trazendo a livros diariamente e construindo o nosso canto da leitura, alguns alunos ainda não gostavam de ler e não eram sócios da biblioteca, mas depois deste projeto todos são sócios e esperam ansiosos o seu dia de pegar livros. A biblioteca da escola fica aberta durante o recreio,o que ampliou as possibilidades de frequentar este lugar de sonhos.
Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo: Alvorada
Disciplina: Literatura infanto-juvenil e Aprendizagem
Professora: Suyan Maria Ferreira Pires
Nome do Aluno: Rosana Gomes da Costa Porto
BLOCO 5 - CONTOS DE FADAS
1-Qual a relação que se pode estabelecer entre autoria individual e os Contos de Fadas? Os contos de fadas são escritos por vários autores, muitas vezes alguns não respeitam a originalidade do conto, modificando o enredo. Porém a maioria que escreve contos de fadas, respeitam o original com todos os o fatos e personagens, a relação que existe entre a autoria individual e os contos de fadas, ambos escrevem a partir das conversas com pessoas simples, popular.
2- De acordo com a autora, na p. 75, por que as pessoas contam histórias? As pessoas contam histórias para tentar entender a vida. Porque estão no mundo, elas fantasiam suas vidas através dos contos imaginando uma história feliz, como se pudessem viver aquele conto de fadas.
3- Qual a posição da autora em relação às adaptações dos Contos de Fadas?A autora é contra as versões dos contos de fadas, classificando como arrogantes e ignorantes alguns autores que modificam aos contos de fadas.
4- A partir da sua experiência docente, aponte como tem sido para você trabalhar com os contos de fadas na sala de aula.
No mês de outubro trabalhei com os alunos da 4ª série o projeto Contação de histórias de contos de Fadas.Dividi a turma em grupos de 3 ou 4 alunos,distribuí os contos para os alunos organizarem uma hora do conto.Os alunos usaram para as apresentações: fantoches. televisão didática, cartões com os personagens da história e máscaras.Na semana das crianças os alunos apresentaram para a turma.Após cada grupo apresentou em uma turma, das nove existente no turno da manhã.Escolhi três grupos para apresentarem para a minha turma do 1º ano no turno da tarde.Os alunos adoraram as histórias e fizeram desenhos dos três contos de Fadas.Os contos de fadas contados para as crianças do 1ª ano foram Rapunzel,Os três porquinhos e Chapeuzinho vermelho.
EVIDÊNCIAS
Este projeto de contação de história incentivou meus alunos a ler, a maioria não tinha o hábito da letura.Mesmo trazendo a livros diariamente e construindo o nosso canto da leitura, alguns alunos ainda não gostavam de ler e não eram sócios da biblioteca, mas depois deste projeto todos são sócios e esperam ansiosos o seu dia de pegar livros. A biblioteca da escola fica aberta durante o recreio,o que ampliou as possibilidades de frequentar este lugar de sonhos.
Labels: contação de história
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home