Rosana

Tuesday, October 27, 2009

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Estudo do texto “Planejamento: em busca de caminhos” (RODRIGUES, 2001)

a) Você encontra relações entre a experiência relatada pela autora no início do texto e sua prática docente cotidiana? Explicite-as!

Procuro realizar um planejamento adequado para a turma, com intuito de alcançar os objetivos e desenvolver uma aprendizagem diversificada e significante para meus alunos. Quando se registra se tem a oportunidade de rever e refazer, detalhar, questionar nossa própria opinião e nossos fazeres. Planejar é uma oportunidade de repensar todo o fazer da escola. Para que isso ocorra é necessário a participação de todos (alunos,escola,comunidade), na busca da transformação. O planejamento deve partir da realidade dos alunos.

b) Elabore cinco perguntas que você considera importantes para fundamentar o planejamento de ensino, por exemplo: “O que é significativo que meus alunos aprendam?”.

1)
Quais os assuntos de interesse dos meus alunos?
2) Qual e a realidade dos meus alunos?
3) Como despertar nos meus alunos o interesse para aprender?
4) Quais métodos e recursos que poderei utilizar para desenvolver minha aula?
5) Como será realizada a avaliação?

c) Ao final do texto, a autora apresenta elementos básicos para um planejamento didático-pedagógico. Leia os itens abaixo e explique o que você entende sobre cada um deles. Os primeiros já foram realizados como exemplos, mas você pode modificá-los
.
ELEMENTO EU ENTENDI QUE...

Contextualização É a caracterização da instituição e da turma. Para quem planejar? Em que contexto?

Eixo integrador É a temática do planejamento, o princípio de articulação entre os conteúdos.

Justificativa Explica porque será realizado determinado projeto, atividades, conteúdos, etc

Objetivos É o que queremos que o aluno aprenda ao longo do desenvolvimento das atividades planejadas.

Conteúdos É o que vamos desenvolver no nosso planejamento para ensinar.

Estratégias Quais técnicas ou formas que vamos utilizar para desenvolver o que será ensinado.
Recursos Quais os recursos que serão necessário para realizar o planejamento.
Avaliação O que se espera que o aluno aprenda do planejamento desenvolvido.



d) Você encontra, no seu diário de classe, os itens apresentados pela autora? Quais elementos você prioriza? Quais você acrescentaria?
Os professores reúnem-se por série ou ano para fazer o planejamento anual e descrevem seus objetivos, organizando quais conteúdos serão realizados por trimestre. Registramos a freqüência do aluno e o registro dos conteúdos desenvolvidos diariamente. Em uma folha relatamos as atividades avaliativas desenvolvidas durante o trimestre. Registros diários que apresentam o crescimento individual dos alunos.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home