Rosana

Monday, November 02, 2009

Disciplina: Interdisciplina: Linguagem e Educação A

“Letramento e alfabetização”
Conceitos:

Letramento: conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito. HOUAISS, 2004
Alfabetização: é um processo dentro do letramento e, segundo Magda Soares é a ação de ensinar/aprender a ler e a escrever.

Leda Verdiani Tfouni, em “Letramento e alfabetização” (1995), afirma que a alfabetização, por muitas vezes, está sendo mal entendida:
Há duas formas segundo as quais comumente se entende a alfabetização: ou como um processo de aquisição individual de habilidades requeridas para a leitura e escrita, ou como um processo de representação de objetos diversos, de naturezas diferentes.


A criança, mesmo antes de entrar na escola, não alfabetizada, encontra-se em um processo de letramento, pois, ela está sempre em contato com rótulos, imagens, figuras, placas, emoções. Elas fazem a leitura do mundo. O contato com o letramento é muito antes das letras e do mundo escolar. Sabemos que as crianças adquirem de casa conhecimentos, sua vivência, a cultura de seu meio. Devemos considerar as experiências que o aluno trazem para a escola e não ignorá-las como que tudo que ele aprendeu até chegar a escola.
Para ( Kleiman, 2006) o letramento social é o mais eficaz. O aluno aprende com seu grupo e exerce o principio de autonomia problematiza o seu saberes no meio onde se desenvolve como cidadão participante e aprende defender seus direitos e deveres enquanto cidadão.
Na escola devemos promover a alfabetização, oferecendo um ambiente alfabetizador com gravuras e painéis. Propiciar situações e realizar atividades necessárias para desenvolver no aluno a capacidade de interpretar e escrever.

Labels:

1 Comments:

  • Olá Rosana!
    Que atividades tens proposto na tua sala de aula para "desenvolver no aluno a capacidade de interpretar e escrever"?
    Um abraço, Simone - Tutora sede

    By Blogger Simone, At 12:28 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home