REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Para realizar a atividade 3 da disciplina seletiva de matemática tive oportunidade de refletir sobre um trabalho que desenvolvi com minhas turmas quando precisei realizar uma atividade de matemática em 2008.Na ocasião tive a oportunidade de fazer algo próximo da realidade , entusiasmando os alunos. A atividade era sobre o sistema monetário brasileiro.A atividade foiorganizada:
DESENVOLVIMENTO:
Levar os alunos em um mercadinho próximo da escola, com uma lista de produtos para pesquisar os preços de mercadoria, para depois na sala de aula fazer a atividade com os valores encontrados.
Atividade 1- Histórias matemática.
- Distribuir desenhos de dinheiro de papel para os alunos pintar e recortar.
- Em pequenos grupos de 3 ou 4 alunos farão compras com encartes de lojas e mercados.
- Os alunos criaram problemas com os valores e mercadorias do encarte e resolverão as operações, utilizando as notas de dinheiro para achar as respostas.
- Cada grupo cria seus problemas e depois escrevem em uma folha para entregar.
-Recortar e colar os objetos nos problemas e responderam com as gravuras.
Atividade 2- MERCADINHO
-Entregar os desenhos do dinheiro para os alunos pintar e recortar.
- Depois organizar um mercadinho, colocar preços nos brinquedos ou caixas vazias de diversas mercadorias.
-Os alunos brincam de vender e comprar, usando o dinheirinho que eles fizeram.
Objetivos:
Desenvolver habilidades de raciocínio, como organização, atenção e concentração para a resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e raciocínio.
REFLEXÃO:
As atividades possibilitam a vivência de situações envolvendo o sistema monetário,em que o aluno identifica o sistema de monetário brasileiro e o seu uso nas diversas situações do cotidiano e desenvolvem o raciocínio lógico.
DESENVOLVIMENTO:
Levar os alunos em um mercadinho próximo da escola, com uma lista de produtos para pesquisar os preços de mercadoria, para depois na sala de aula fazer a atividade com os valores encontrados.
Atividade 1- Histórias matemática.
- Distribuir desenhos de dinheiro de papel para os alunos pintar e recortar.
- Em pequenos grupos de 3 ou 4 alunos farão compras com encartes de lojas e mercados.
- Os alunos criaram problemas com os valores e mercadorias do encarte e resolverão as operações, utilizando as notas de dinheiro para achar as respostas.
- Cada grupo cria seus problemas e depois escrevem em uma folha para entregar.
-Recortar e colar os objetos nos problemas e responderam com as gravuras.
Atividade 2- MERCADINHO
-Entregar os desenhos do dinheiro para os alunos pintar e recortar.
- Depois organizar um mercadinho, colocar preços nos brinquedos ou caixas vazias de diversas mercadorias.
-Os alunos brincam de vender e comprar, usando o dinheirinho que eles fizeram.
Objetivos:
Desenvolver habilidades de raciocínio, como organização, atenção e concentração para a resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e raciocínio.
REFLEXÃO:
As atividades possibilitam a vivência de situações envolvendo o sistema monetário,em que o aluno identifica o sistema de monetário brasileiro e o seu uso nas diversas situações do cotidiano e desenvolvem o raciocínio lógico.
Labels: seletiva de matemática
1 Comments:
Rosana, notas que só contas para nós? Que reflexão pode ser feita? Que competências estavas querendo que os alunos desenvolvessem? Se sabes que esse tipo de atividae é excelente porque não fazes sempre ações que busquem o interesse dos alunos?
Um abração
Bea
By
Beatriz, At
2:41 PM
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home