Rosana

Thursday, April 23, 2009

Enfoque 2- DIVERSIDADE NA ESCOLA: MOSAICO Étnico-Racial

Objetivos: Sensibilizar acerca das diferenças que compõem os grupos familiares e os grupos de convivência.

O desafio da diversidade só poderá ser trabalhado se nos dispusermos a aprender sobre cada povo, cada cultura, cada etnia. Para tanto temos que fazer um esforço para aprofundar o entendimento acerca da composição étnico–racial do meu entorno e, principalmente, da minha comunidade escolar e construir conceitos que superem os pré-conceitos que produzem a discriminação.


Realizei esta atividade com a minha turma de 3º ano do Ensino de nove anos do Ensino Fundamental.Conversei com os alunos sobre a árvore genealógica que fizemos na segunda semana de aula,os alunos lembraram da pesquisa que fizeram sobre a sua origem e a dos seus familiares. Na turma existem alunos de origem alemã, africana, indígina e português.
Aproveitando que recentemente dia 19 de abril foi o dia do
índio, conversamos sobre a importância de cada pessoa na sociedade, que devemos respeitar a todos não importando qual sua origem. Fizemos uma pesquisa na internet sobre a cultura, costumes e alimentação dos povos que surgiu na atividade. Combinamos em fazer um painel, um masaico de "pessoas das diferentes raças".

Labels:

Saturday, April 18, 2009

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO

Ao ler que para realizar esta atividade da disciplina de Educação Étnico Racial, precisaria de fotos, logo pensei será difícil achar fotos minhas,a minha mãe tem de quando eu era criança, meus quinze anos.Tenho do meu casamento e uma ou outra nos aniversários do meu filho. Não gosto de aparecer em fotos, nunca gostei, tirava porque era obrigada. Acabei colocando na atividade 1 a única foto sozinha, que tirei no Pólo, no início do curso. E da atividade 2 uma que tirei numa apresentação do Paulinho Mixaria. Cheguei a conclusão que preciso fazer mais fotos minhas e copiar as fotos que a minha mãe tem. Recordar sem fotos é mais difícil, as lembranças se perdem com o tempo.

Labels: