Rosana

Sunday, October 29, 2006

Semana 4/ECS 6

UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD
ALUNA : ROSANA GOMES DA COSTA PORTO
DISCIPLINA :ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
PROFESSORA : VERA CORAZZA
PÓLO : ALVORADA
ECS/6

Três tipos puros de dominação legítima

Dominaçao legal- Em virtude do estatuto.Seu tipo é a dominação burocrática.Sua idéia é básica:qualquer direito pode ser crido e modificado mediante um estatuto sansionado corretamente quanto á forma. A associação dominante é elrita e nomeada.
O poder de obediência está grduada numa hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores, dispõe de um direito de queixa regulamento.
Correspondem naturalmente ao tipo de dominação"legal" não apenas a estrutura moderna do estado e do município, mas também a relação de domínio numa empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza quedisponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado.
A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puroda dominação legal.Todavia, é exclusivamente burocrática, já que nehuma é exercida unicamente por funcionários contratados.
A burocrácia não é o único tipo de dominação legal, os funcionários por turnos por sorte ou eleição a administração pelos comitês, assim como todas as modalidade se corpos colegiados de governo e administração correspodem a esse a esse conceito. Na época da fundação do Estado mederno, as corporações colegiadas contribuíram de maneira decisiva para o desenvovimento da forma de dominação legal.

Dominação Tradicional - Em virtude da crença na santidade das ordenação e dos poderes senhorais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal.A associação dominante é de caráter cumunitário.O tipo daquele que ordena é o "senhor ", e os que obedecem são" súditos", enquanto que o cargo administrativo é formado por "servidores." Obedece-se à pessoa em virtude de sua própria, santificada pela tradição: por fidelidade. O conteúdo das ordens esta fixado pela tradição.

Dominação Carismática - Em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobre naturais(carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou herísmo, poder intelectual ou de oratória. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder e o que obedece é o "apóstolo"Obedece-se à pessoa do líder por suas qualidades exepcionais e não em virturde de sua estatuída ou de sua dignidade tradicional.
O quadro administrativo é escolhido segundo carisma é vocação pssoais, não devido a sua qualificação pessoal, a sua posição, ou a sua dependência pessoal de caráter doméstico ou outro, como é o caso do quadro administrativo patriarcal.
A dominação carismática dos profetas e dos príncipes guerreiros estende-se sobre os homens, em todas épocas, através dos séculos. A autoridade carismática basei-se na "crença" no profeta ou no "reconhecimento"que encontram pessoalmente o herói guerreiro, o herói da rua e do demagogo.
A autoridade carismática é uma das grandes forças revolucionárias da História, porém em sua forma totalmente pura tem caráter eminentemente autoritário e dominador.
A dominação carismática é uma relação social especificamente extracotidiana e puramente pessoal. E, caso de subsistência continuada, o mais tardar com o desaparecimento do portador de carisma a relação de domínio.Por "carisma hereditário" na idéia que a qualificação carismática está no sangue.O carisma está ligado a família, a crença não é então diretamente na pessoa como tal, mas no herdeiro "legítimo" da dinastia. A validade efetiva da dominação carismática baseia-se no reconhecimento da pesoa concreta como carismaticamente qualificada e acreditada por parte dos súditos.

Monday, October 23, 2006

Unidade de estudo 3 - atividade 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD _ ALVORADA
DISCIPLINA :ESCOLA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO
PROFESSORA :MARIA MARTHA
ALUNA : ROSANA GOMES DA COSTA PORTO
ATIVIDADE: 6

O DESPERTAR

Lendo o texto despertar, me fez refletir sobre minha trajetória no magistério, as dificuldades, desafios, os cursos que fiz, que deixei de fazer, que tive que adiar, como o curso de pedagogia que cursei até o quarto semestre na UNISINOS, que abandonei por dificuldades financeiras, lembrar das escolas que lecionei em quanto tinha contrato no estado, passei por 4 escola, durante 4 anos e meio, até que fiz o concurso de Cachoeirinha e fui chamada em 2002, rompendo o contrato do Estado, para assumir o município, como podem ver minha vida profissional passou por várias tranformações.
Desde que sai da Unisinos, não tinha mais eperança de continuar o curso de pedagogia, quando surgiu esta oportunidade deste curso PEAD, que transformou a minha rotina, renovou minha vida, despertando para algo novo, que nunca imaginava estudar na UFRGS, ainda mais neste inovador modo PEAD, realmente um sonho realizado.
Como o homem vive em constante busca do desconhecido, os professores estamos sempre procurando uma nova prática educativa, mesmo tendo interesse de mudar sua prática, levar novas experiências para seus alunos, ele é barrado pela realidade de suas escolas, com recursos precários, com labóratórios de aprendizagem com poucos recursos e não existindo laboratório de informática. Mas mesmo sabendo da dificuldades das escolas, muitos professor se reciclam, procuram se atualizar, estar em constante transformação, com o único objetivo de estimular a aprendizagem de seus alunos, mesmo sabendo que serão impedidos de praticar o que aprenderam, estaram despertando em seus alunos o desejo de aprender.
Quando estava estudando para ser professora, eu e algumas colegas tinhamos a preocupação de não saber responder alguma dúvida de um aluno, o professor disse que não somos uma enciclopédia ambulante, que não precisamos saber tudo, apenas precisamos estar sempre estudando se aperfeiçoar, e é isto que venho fazendo, desde a formatura, em busca do conhecimento.

Friday, October 20, 2006

Escola, Cultura e sociedade, (Semana 3 atividade 4)

COMENTÁRIO SOBRE AS ATIVIDADES 1, 2 e 3

Achei muito legal a atividade 1, pois através dela tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória dos colegas do curso PEAD.
A atividade 2 foi bastante importante, pois ao visitar os blogs e sítios tivemos a oportunidade de conhecer textos muito interessantes para nossa vida.
E a atividade 3 , Émile destaca que adultos possuem influência sobre as crianças e também que os indivíduo são semeadores de felicidade e que o homem necessita viver em sociedade. Concordo com a posição da autora.

Sunday, October 15, 2006

Escola, Cultura e sociedade, (Semana 3 atividade 4)

Conforme solicitado visitei alguns blogs dos colegas e escolhi dois para comentar.
Lendo o blog da colega Tatiana Gomes, fiquei imprecionada por ela ser tão organizada, com todas as atividades realizadas, tendo a oportunidade de conhecê-la melhor através da atividade Quem Sou? percebi que ela é uma mulher lutadora, que enfrenta as dificuldades sem fraquejar
, decidida, perceverante, alegre, muito otimista, firme na suas idéias , me fez acreditar que é possível superar as dificuldades, que as coisas nem sempre são como parecem, basta dedicação e voltade de aprender.Com certeza seguirei o exemplo da Tati e tentarei alcançar meus objetivos.
Visitando o blog da colega Andréia, apenas confirmei o que já sabia, tem o blog bem organizado, com todas as tarefas realizada, assim como no blog da Tati, pude conhecer um pouco sobre a trajetória de vida da colega, percebi que é uma mulher vitoriosa, que tinha outra profissão, resolveu mudar de vida em busca de uma nova realidade o de ser educadora, parabéns para ela, que com tantas dificuldades conseguiu fazer o magistério e agora está aqui ajudando os colegas, como eu ela ajudou na sexta feira, coisas que foram muito importantes para a realização deste trabalho.Espero que eu possa retribuir a ajudas das colegas.

Escola, cultura, sociedade,(semana 2, atividade 2)

Após ter visitado os blogs e sitos indicados, escolhi dois texto para comentar.
Lendo da Tridisciplina, achei importante saber como a cultura e costumes de outros povos influenciam na formação de um povo, que os povos se misturam, renovando e enriquecendo cada região.
Mas o texto que eu mais gostei foi o do Sérgio Lima, que retrata a importância da tecnologia na educação, de que a informática pode axiliar no desenvolvimento das aulas, só lamento minha escola não possuir láboratório de informática, pois seria formidável poder usar este recurso que estou aos poucos conhecendo e me apropriando desta técnologia, que até pouco tempo insistia em evitar, por não ter este contato que com este curso fui obrigada a usar, com muita dificuldade estou aprendendo e gostando e querendo arrumar tempo para aprender mais,tenho certeza que se a técnologia estivesse presente na vida escolar de todos haveria mais possibilidades de aprendizagem.

Friday, October 13, 2006

Blogs e sítos

Visitando os blogs e sítios, fiquei ansiosa para conhecer tudo, lendo e anotando idéias, tive a oportunidade de ver como existe recursos diversos tão importantes. Lendo os relatos das experiências me encentivou a aprender a me apropriar deste recurso.
A internet é mais do que uma fonte de pesquisa, através dela podemos trocar idéias experiências. Podemos encontrar recursos, sujestões de atividfades.
Achei muito interessante o projeto do meio ambiente, como é importante incentivar os alunos a cuidar da natureza, proteger o meio ambiente, seria legal se o projeto meio ambiente fosse parte obrigatória do currículo escolar.
Através da internet podemos vivênciar experiências de outros lugares e enriquecer nossos conhecimentos.

Thursday, October 12, 2006

Blogs Pedagogicos

Lendos os blogs solicitados percebi como são ricos de informaqções, que graças a técnlogia estão a disposição de todos.Seria muito bom se a informática estivesse presente em todas as escolas´para despertar o intereresse dos educando, para eles poderem pesquisar, atualizar seus conhecimentos, poder através dos blogs se comunicar com alunos de outras escolas, fazendo comentários, assim como faço agora. Que maravilha seria poder proporcionar momentos de laser e educaão através da informática.

Sunday, October 08, 2006

(atividade 1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA: ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
PROFESSORA:VERA CORAZZA
ALUNA: ROSANA GOMES DA COSTA PORTO

Quem SOU?

Sou uma pessoa muito ansiosa, agitada, Tenho várias funções na minha escola. Gosto de ser professora , Durante a semana tenho uma quarta série no turno da manhã e sou responsável pelo coral da escola. A tarde sou regente de biblioteca.e nos finais de semana trabalho no projeto Escola Aberta. Trabalho e moro em Cachoeirinha. Sempre quis ser professora e contei com o apoio de minha família, e meu namorado, que atualmente é meu esposo. Casei aos 22 anos e tive meu único filho aos 28, hoje ele esta com 5 anos me dá apoio para continuar estudando.
Iniciei a faculdade em 1998, mas tive que parar por problemas financeiros, já estava desanimada por não poder voltar a estudar, quando surgiu esta opurtunidade e mesmototalmente leiga na tecnologia fiz o vestibular e estou aqui aprendendo a utilizar a técnologia, eu que vivia fugindo do computador, não tem jeito,agora tenho que dominar esta máquina, claro que contando com a colaboração de meus colegas, professores e tutores para conquistar o tão sonhado diploma.

Escola,cultura e sociedade(semana 2, atividade3)

Questões, com base na leitura de Émile Durkheim

1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

O posicionamento de Durkheiim é que os adultos exercem influencia sobre crianças e adolescentes.

2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco emque ocorrem?

"O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz"
"Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes, porque a felicidade é coisa essencialmente subjuntiva, que cada um aprecie a seu modo.
O ponto fraco desta duas definições e que não existe aperfeição cada se apropria das informaões que são trasmitidas de maneira prticulare que cada pessoa busca a felicidade de maneiras diferenciadas o que é felicidade para uns pode não ser para outros, não existindo régras na maneira de educar.

3-O que é preciso de acordo comDurkeim para definir educação?

Definir em que conciste a influencia exercida pelos adultos sobre as crianças, considerar os sistemas educativos que existem ou existiu, tomá-los e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto destes caracteres constituirá a definição que procuramos.

4-De acordo com Durkeim que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?

Constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza hunana, sobre a importância respectiva denossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever e dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência a arte etc...idéias essas que são a base mesma do espirito nacional toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais,tem por objetivo fixar essas idéias na conciência dos educandos.

5-Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm Que suscitar na criança?

Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera indispensáveis a todos seus membros e a todos que o formam.A sociedade, em seu conjunto, a cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.

6-Apartir da definição"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não encontram ainda preparados para avida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certos números de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial que acriança particularmente, se destine.O que conclui Durkeim?explique:

Que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.As crenças religiosas, as práticas morais as tradições nacionais ou profissionais, as opinições coletivas de toda espécie.Seu conjunto forma o ser social.Construir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.´

7- Como o autor explica que a sociedade e indíviduos são idéias dependentes?

Segundo o autor o homem não é humano senão porque vive em sociedade, e a sociedade que nos lança fora de nós mesmos,que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos, que nos ensina a dominar as paixões, os instintos e dar-lhes lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins individuaisa outros mais elevados.

Friday, October 06, 2006

minha escola

Não sei o que aconteceu não aparece o que fiz sobre minha escola e não consigo entrar ,clico no meu nome digito a senha e não abre a página.Vou segunda no pólo pedir socorro!

Thursday, October 05, 2006

trabalhos

Meus trabalhos estão atrasados porque havia novamente perdido meu blog ,mas felizmente com a ajuda da minha amiga Tati ,que me ajudou a salvar meu blog vou concluir minhas tarefas.Boa noite!